Biografia de Aleh Ferreira
Aleh Ferreira nasceu em São Paulo, no dia 27 de outubro de 1966.
Aos 6 anos começou a dedilhar o violão. Aos 9 aprendeu cavaquinho, passando para o bandolim aos 11 anos. Aos 13 já era profissional, e dividia o palco com Altamiro Carrilho, Nelson Cavaquinho, Noite Ilustrada, Ataulfo Alves Jr., Moreira da Silva, Zé Keti, Demônios da Garoa, Emilinha Borba e outros grandes nomes da música brasileira.
Em 1993 grava seu primeiro CD, com obras suas e de autores diversos, dando início a uma série de catálogos, dentre os quais se destaca o álbum Aleh Ferreira Ao Vivo, gravado no projeto instrumental SESC Paulista.
Em 2001 fundou o Trio Quintessência, grupo que o levou aos EUA e à Rússia para uma série de apresentações.
Como compositor, chamou a atenção da direção da Orquestra Sinfônica de Moscou, o que lhe rendeu duas maravilhosas interpretações de seus concertos para flauta e para clarinete com essa mesma orquestra, registradas em CD.
Em 2007, a convite do maestro Cláudio Cruz, tocou ao lado da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do cantor Toquinho.
Em 2008 recebeu das mãos de Elena Bittencourt o bandolim de seu pai, Jacob do Bandolim, durante uma homenagem feita ao mestre do bandolim em um show realizado em São Carlos, no Festival Chorando sem Parar.
Albums featuring Aleh Ferreira's participation
- Zequinha de Abreu - 2nd edition (songbook)
- Joaquim Callado - 2nd edition (songbook)